Produtividade no trabalho
6 Agosto 2011
A sensação de dever cumprido é, muitas vezes, gratificante. Nem sempre é fácil conseguir fazer todas as tarefas estabelecidas para um dia inteiro de trabalho e ainda lidar com os imprevistos que aparecem. Os desafios diários demandam dedicação e superá-los pode depender de organização, administração do tempo e atitudes que facilitam o aumento da produtividade.
As funções e responsabilidades podem aumentar e, com isso, surge também a necessidade de saber direcionar a atenção, primeiramente, para o que é mais urgente, sem deixar de resolver os outros deveres.
• Tente evitar as interrupções. E-mails abertos o tempo todo, por exemplo, podem dificultar a continuidade de suas tarefas e aumentar a ansiedade
• Avalie a necessidade das reuniões. Se for necessário fazê-las, procure ser objetivo
• Controle o uso das redes sociais
• Identifique quais estratégias funcionam melhor com você para aumentar o foco. Algumas pessoas conseguem trabalhar bem ouvindo música, mas outras preferem o silêncio para se concentrar
• Liste as atividades que devem ser feitas e comece pela mais importante
• Anote as ideias e os compromissos que surgirem. Assim, é possível evitar o risco de esquecê-los
• Verifique a necessidade de rever o planejamento de suas atividades
Hábitos que favorecem a qualidade de vida e o bem-estar também podem influenciar o desempenho das atividades profissionais. Dormir bem e por um tempo suficiente para estar disposto no dia seguinte é um exemplo disso, além de ter uma alimentação adequada.
Fonte: ClicRBS (Donna – Vida Profissional), The Energy Project
Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.